quinta-feira, 24 de maio de 2012

Ortopedia em Pequenos Animais


A história da ortopedia inicia com o homem primitivo, passando por egípcios, gregos, romanos e árabes. Após anos de pouca importância na idade média ressurge no século XII e chega ao século XX, contraditoriamente, ganhando desenvolvimento com as grandes guerras. No século XXI o ensino no Brasil é ancorado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e pelo mundo os autores mostram preocupação em identificar as falhas nos métodos de ensino para proporem soluções que acompanhem a velocidade da tecnologia e quantidade de novos conhecimentos. Primeiramente surgiu a preocupação com a ortopedia em humanos, logo depois foi visto a necessidade da ortopedia em animais.

A Ortopedia animal é a especialidade médica veterinária que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações, enfim, relacionadas ao aparelho locomotor. A Traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho músculo-esquelético. No Brasil as especialidades são unificadas, recebendo o nome de "Ortopedia e Traumatologia animal".

A ortopedia veterinária cada vez mais vem ganhando importância e reconhecimento entre os proprietários de animais e entre a classe veterinária, visto que, a procura por profissionais que atuam nesta área aumentou, e cursos de formação para esta especialidade estão mais presentes no mercado. Várias são as afecções ortopédicas que acometem os animais, desde recém nascidos até idades mais avançadas. 

A ortopedia é uma área de grande carência de profissionais aptos a diagnosticar e realizar procedimentos cirúrgicos. Há vários cursos para essa área que abrangem desde o exame e diagnóstico de afecções ortopédicas até a realização de cirurgias básicas para cães e gatos, mas só Médicos Veterinários inscritos no CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) que podem realizar esse curso. Contém o seguinte conteúdo programático:
- Anatomia e Fisiologia do Sistema Esquelético
- Princípios Gerais da Ortopedia
- Imagenologia Radiográfica das Principais Afecções Osteo-Articulares
- Técnicas de Redução de Fraturas
- Fraturas Rádio e Ulna, Fraturas de Pelve, Fraturas de Mandíbula e Maxila
- Afecções de Quadril
- Afecções de Joelho
- Afecções de Ombro
- Afecções de Cotovelo
- Problemas Decorrentes de Fraturas, Complicações de Fraturas
- Osteomielite, Fratura Exposta, Enxertos Ósseos e Banco de Ossos e Terapia Celular
- Doenças Ósseas
- Afecções da Coluna Vertebral
- Ortopedia e Cirurgia Geral em Animais Selvagens e Exóticos Mantidos como PET
- Fisioterapia e Reabilitação
- Gestão e Marketing (disciplina online/EAD)
- Metodologia Científica (disciplina online/EAD)



Com a grande ênfase que a medicina veterinária está recebendo, cada vez mais surgem idéias de investimentos como o Hospital Público para animais em Curitiba que tem como objetivo permitir que pessoas de baixa renda tenham como tratar de seus pets, o pedido de inserção da proposta no plano de obras do município foi feito ao prefeito Luciano Ducci pelo vereador Jair Cézar (PSDB), e também congressos com conteúdos altamente qualificados sobre diversas especialidades, que hoje integram a medicina veterinária. Um exemplo é o Congresso Paulista das Especialidades que ocorrerá Entre os dias 16 e 18 de outubro de 2012, em São Paulo.


Sobre métodos e utensílios para a mobilização do animal fraturado está o vídeo abaixo e o site: http://cardog.com.br/ 




Como título de curiosidade o vídeo abaixo está representando uma cirurgia ortopédica de um cão com luxação patelar:






Fontes:
http://www.infoescola.com/profissoes/ortopedista/
http://www.fumvet.com.br/curso-ortopedia-fumvet.html
http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/ortopedia-de-pequenos-animais-e-tema-de-evento-internacional
http://rs.qualittas.com.br/curso.php?curso_id=212&oferecimento=1255
http://portal.anhembi.br/publique/Estude-aqui/Pos-graduacao/Cursos/Anhembi-Morumbi/Especializacao/Ortopedia-Veterinaria-5445.html
http://www.petshopmagazine.com.br/2012/01/13/hospital-publico-para-animais-em-curitiba/
http://www.petshopmagazine.com.br/2012/05/23/congresso-paulista-das-especialidades/


Postado por: Thayane Jaeger

Nenhum comentário:

Postar um comentário